-
1. POR QUE NO PAGAMENTO DE MULTA, CONTA O DOMINGO, SE A BIBLIOTECA NÃO ESTA ABERTA?
As devoluções nunca cairão aos domingos. Logo, se você estiver com um livro cujo vencimento é no sábado o prazo deve ser cumprido (devolvendo ou renovando o exemplar). Por determinação Institucional e por ser uma norma em bibliotecas universitárias a multa é cobrada por dia de atraso (isso inclui os domingos e feriados).
-
2. A PARTIR DE QUE DATA, SE CONTA A MULTA?
A partir da data do vencimento. Ex. Se você possui um livro para ser devolvido no dia 14 e devolve no dia 15, você esta pagando a multa pelo não cumprimento do prazo, no caso, o dia 14.
-
3. POR QUE TENHO QUE LEVAR O LIVRO PARA RENOVA-LO?
Quando você apresenta seus livros para o atendente, ele identifica se há reserva ou não daquele exemplar(Livro reservado não pode ser renovado) evitando que você precise se deslocar para buscar o livro e garantido a pessoa que reservou, a chance de poder utilizá-los.
Por essa medida é que o usuário, na renovação, precisara apresentar os itens que estão em seu poder.
-
4. POR QUE NÃO TEMOS ACESSO AO ACERVO, PARA ESCOLHER NOSSOS LIVROS?
A Biblioteca foi projetada para que você solicite seus livros aos atendentes. Alem do mais o atual espaço que o acervo se encontra não comporta a quantidade de usuários que gostariam de entrar, circulando e pesquisando suas obras em meio as estantes.
-
5. POR QUE O LIVRO DE CONSULTA NÃO É LIBERADO PARA EMPRESTIMO? E POR QUE SO EXISTE 1 EXEMPLAR?
O livro de Consulta - conhecido em algumas Bibliotecas como Acervo Reserva- , serve para que o usuário não fique sem informação desejada, servindo também para o conhecimento do conteúdo da obra, mesmo que todos os exemplares daquele livro estejam emprestados. Geralmente é usado para um curto período (tirar copia de um capitulo, fazer referencia bibliografia ou estudar uma parte na própria biblioteca)
㉠retirado apenas 1 (um) exemplar, da coleção para este propósito (pois, se tivéssemos mais de um livro de consulta, estaríamos retirando a possibilidade de empréstimo para este item).
-
6. POR QUE O PRAZO DE EMPRESTIMO DOMICILIAR É DE APENAS 5 DIAS?
Visando proporcionar maior rotatividade no acervo e para que todos tenham acesso aos livros da Biblioteca, foi fixado esse prazo. Caso o usuário queira ficar mais tempo com a obra, é so fazer a renovação do item, desde que o mesmo não esteja reservado.
-
7. SE EU TIVER DOENTE, COMO VOU ENTREGAR OS LIVROS?
Qualquer pessoa pode entregar seus livros na Biblioteca. Nossos atendentes entregarão o cupom de devolução (garantia da operação) para a pessoa que vier trazer os livros e cabe ao usuário, arquiva-lo.
Lembre-se: o cupom é a garantia que houve a devolução. Para evitar problemas, guarde-o.
-
8. POR QUE NÃO POSSO FAZER RENOVAÇÃO POR TELEFONE?
Nossa Biblioteca não possui ramais telef&oatilde;nicos suficientes nem numero de atendentes que possam realizar este serviço. Alem do mais, Livro Reservado não pode ser Renovado.
-
9. POR QUE TENHO QUE APRESENTAR DOCUMENTO COM FOTO NA HORA DO EMPRESTIMO?
Para sua segurança e para validação das operações, é necessário apresentar documento comprobatório de vinculo com a Instituição e um documento com foto para confirmar o cadastro do usuário.
Evitando assim, que alguém utilize sua matricula para fazer empréstimos indevidos.
-
10. PERDI UM LIVRO DA BIBLIOTECA, O QUE FAZER?
Primeiramente esgote todas as possibilidades (se esta com algum colega, se deixou na casa de familiares, no carro, etc).
Depois, é necessário fazer um comunicado formal na Biblioteca (onde serão anotados os dados do livro, ano de publicação, editora, etc) e dado um prazo para trazer outro exemplar (que não poderá ser desatualizado).
Atenção - após o comunicado formal, só será aceito o livro substituto - com nota fiscal ou emissão de recibo.
-
11. ESTUDO DE OUTRA FACULDADE. POSSO UTILIZAR A BIBLIOTECA DA MAURICIO DE NASSAU?
Sim. Varias pessoas já utilizam nosso espaço para estudar. Porem a utilização do nosso acervo é EXCLUSIVA para alunos/professores do GRUPO ESBJ.
-
12. COMO UTILIZAR/RESERVAR AS CABINES DE ESTUDO EM GRUPO?
A utilização das cabines poderá ocorre através de agendamento prévio - efetuado na recepção da Biblioteca, com um dos atendentes. Para maior comodidade, utilizarão as cabines grupos de no mãÂÂnimo, 3 (três) e no Maximo 6( seis) pessoas.
Uma pessoa do seu grupo poderá agendar e ficar responsável pela organização da sala. O grupo terá tolerância de 15 min (a partir do horário agendado) e caso não compareção no prazo estabelecido, outro grupo poderá ocupar a cabine.
-
13. COMO SOLICITAR O NADA-CONSTA?
O Nada - Consta é uma documento que atesta a total isenção de pendências com o setor Biblioteca (seja ela, em forma de livros emprestados/atrasados ou pendencias de multa em aberto).
De posse do requerimento, o aluno entra na fila de Consulta e aguarda que o atendente realize a pesquisa nos tipos de empréstimos (consulta e domiciliar) e assinatura da equipe técnica.
-
14. SE EU TIVER 1 LIVRO PARA DEVOLVER E OUTRO PARA PEGAR EMPRESTADO, TENHO QUE ENFRENTAR DUAS FILAS?
NãO. A Biblioteca trabalha com 4 (quatro) guichês de atendimento, 3 destinados a operações de empréstimos, reserva, renovação e também Devolução e 1( um) , exclusivo para DEVOLUçãO.
Este guichê (Devolução) foi criado para atender a pedidos dos próprios usuários que, querendo uma agilidade maior para a operação, sugeriu e foram atendidos.
Logo, se você quer fazer mais de uma operação (devolver e emprestar, por ex.) que não seja APENAS devolver itens, é so escolher entre os guichês.
-
15. PARA PEGAR UM LIVRO INDICADO NA AULA, COMO DEVO PROCEDER?
Primeiramente é importante você pesquisar na nossa Base de Dados( na Internet ou nos terminais de consulta) se possuímos o livro indicado. Caso positivo , verifique se esta disponível para empréstimo , dirgindo-se aos guichês de atendimento (é necessário indicar o numero de chamada do livro, para agilizar a busca do mesmo no acervo).
Caso o item esteja emprestado, você poderá optar em fazer reserva do mesmo.
Lembrete: cada curso possui sua bibliografia particular (que é importante para o aluno ter ), então, ocorre as vezes, do professor sugerir um livro que não possuímos mas que o aluno devera adquirir para seus estudos.
-
16. O PROFESSOR DIZ QUE TEM O LIVRO NA BIBLIOTECA E A BIBLIOTECA NÃO TEM... COMO PODE?
Todo professor é orientado a fazer seu plano de aula e sua bibliografia baseados no nosso acervo. Ele visita a Biblioteca analisando os títulos e o quantitativo existente, antes de falar em sala de aula suas sugestões de leitura.
Por outro lado , a Biblioteca possui uma Política de Aquisição de Livros (baseada nos parâmetros do MEC) para compor seu acervo -com indicações de Coordenadores de curso e professores; como também o serviço de Apoio ao Usuário (que orienta os leitores quanto a opções de livros que tratem do assunto desejado).
Assim sendo, verifique se o professor sugeriu o livro (ou indicou como leitura complementar), o ano e edição desejada e caso queira outra opinião/auxilio, procure a equipe Técnica da Biblioteca.
-
17. FIZ PESQUISA NA BIBLIOTECA E MOSTRA UM LIVRO DISPONIVEL. NA HORA QUE SOLICITEI AO ATENDENTE ELE ME AVISOU QUE O LIVRO AINDA NÃO FOI ENCONTRADO. PEDIU MEUS DADOS PARA ENTRAR EM CONTATO. ISSO PODE ACONTECER?
Pode. Isso ocorre pois o volume diário de devoluções de livros é grande e os mesmos ficam separados para poder serem guardados nas estantes.
Quando o atendente vai ás estantes o livro ainda não foi arquivado, o que leva ele a procurar no lugar das devoluções (que requer mais tempo).
Na mesma hora, ele informa ao usuário e anota seus dados e do livro para que, assim que forem guardados, ele separar o item solicitado.
Quando a Biblioteca é de livre acesso (aquelas em que o usuário circula entre as estantes e escolhe livremente seus itens) a orientação é que o próprio usuário procure nos carrinhos de devoluções e/ou em cima das mesas de consulta.
-
18. ESTOU GRAVIDA E NÃO POSSO FICAR MUITO TEMPO EM PÉ. PRECISO ENFRENTAR FILA?
Não. A Biblioteca possui atendimento preferencial a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. Procure nossos atendentes.
-
19. LEVEI EMPRESTADO UM LIVRO DA BIBLIOTECA E OBSERVEI PAGINAS RASGADAS.O QUE FAZER?
Comunique á Biblioteca para que possamos fazer um 'rastreamento' dos últimos empréstimos deste livro. O vandalismo em materiais bibliográficos se caracterizam não apenas em paginas rasgadas (geralmente para ver figuras) mas também, com paginas arrancadas (do assunto desejado), riscos a lápis ou marca-texto (grifando trechos) e manchas de alimentos.
O livro é patrim&oatilde;nio Institucional e é dever do usuário, se responsabilizar pela obra em seu poder, comunicando á Biblioteca caso a mesma não esteja em boas condições.
-
20. PROFESSOR TAMBEM PAGA MULTA?
Sim. O professor é usuário da Biblioteca e possui responsabilidade de honrar a devolução igual a todos (com diferença no prazo e quantidade empréstimo).
A multa não possui caráter punitivo e sim disciplinatório, tanto que existe usuários (professores, alunos e funcionários) que nunca pagaram multa.